Mão na Consciência


Esta atividade, que teve início em setembro de 2017, é uma proposta desenvolvida pelos alunos do 7º ano (Ensino Fundamental) do Colégio Santos Anjos, que fica na cidade de Cândido Mota, no interior de São Paulo.

Imagem: http://www.foxlux.com.br/blog/tag/consumo-consciente/

Os módulos trabalhados no 3º bimestre foram "Blog" e "Documentário". Para o módulo "Blog", fizemos a leitura do livro O amor nos tempos do Blog, de Vinicius Campos; no módulo "Documentário", assistimos ao "A historia das coisas", de Annie Leonard. 



"A história das coisas" nos inspirou a discutir um tema importante, e que deu origem a este blog: o consumo desenfreado de bens materiais, suas consequências para o planeta e para a vida social. Assim, utilizaremos esta ferramenta para expor um trabalho a ser divulgado em nossa Feira de Ciências e Artes, que acontecerá em novembro de 2017. 

Os (as) alunos (as) escreveram sobre a impressão que tiveram do documentário. Seguem alguns dos textos:

"Esse documentário mostra o que acontece no nosso mundo. 
A sociedade apenas quer que as pessoas comprem, por isso produz coisas baratas e com uma vida útil curta. Muitas vezes, as pessoas trabalham muito para receberem um salário demasiado barato.
Por serem produtos com uma vida útil curta, acabam sendo descartados, indo para os aterros ou primeiro queimados, o que polui ainda mais o nosso planeta.
Nós vivemos em uma sociedade com um círculo vicioso: as pessoas trabalham, compram, assistem à TV que dizem para comprarmos e tudo se repete.
O problema não é as pessoas comprarem, e sim comprarem compulsivamente".
Isabella Polini, aluna do 7º ano.

"O documentário te deixa desconfortável pela degradação do meio ambiente e negligência dos governos e empresas, nos deixando com medo em relação ao fim dos recursos do planeta".
Arthur Caron, aluno do 7º ano.

"O que eu mais achei interessante do documentário foi uma coisa que eu não tinha muita notícia para isso: a mão-de-obra escrava e o trabalho infantil".
Christian Leandro, aluno do 7º ano.

E você? Qual a sua opinião a respeito do consumo? Você age de forma consciente? Deixe seu relato em nossa caixa de comentários. 


Comentários