Consumo e meio ambiente

           
Por Arthur, João Vitor F. e Pedro
Consumir é algo necessário para todos, porque nós necessitamos dos recursos naturais para sobreviver, nós consumimos a água, os alimentos vegetais e animais, o ar, etc. Porém, quando o consumo é excessivo, isso nos leva a uma exploração dos recursos naturais, o que gera um desequilíbrio natural.
Está cientificamente provado que nós consumimos e exploramos nosso planeta consegue repor. De acordo o relatório Planeta Vivo (WWF, 2008) nós consumimos 30% a mais que o planeta consegue repor. O aumento da população gera um aumento no consumo também, porém, esse consumo é desequilibrado: alguns consomem muito (de forma desnecessária) e outros, nada.
Após a exploração dos recursos e o consumo deles, temos outro problema: o lixo. Este último gera muito desequilíbrio ambiental. A falta de educação ambiental também colabora para o consumo desenfreado, deixando difícil a preservação ambiental, que deveria ser algo prioritário. Por lei, devemos proteger o meio ambiente e manter seu equilíbrio, o que é impossível dentro do consumismo.
 De acordo com o site Pensamento Verde, "Os pesquisadores acham que o consumo desenfreado é a causa das diversas crises financeiras que o mundo vem enfrentando. Há uma relação muito forte entre o consumismo e o meio ambiente para atender a demanda da produção do consumo. O consumo e sustentabilidade vão além da etapa da produção de grande quantidade de opções e da alta tecnologia. Os produtos têm cada vez menos vida útil, maior dificuldade de conserto e etc."
Quando o consumo não é feito de forma sustentável, temos vários agravantes ao meio ambiente. Por isso é necessário o consumo sustentável, onde se escolhe os produtos que se utilizam menos recursos naturais e que causem menos desequilíbrio ambiental.
Conclusão: devemos ter um consumo sustentável para ajudar a diminuir os danos ao meio ambiente e que, hoje em dia, nós consumimos bem mais que o nosso planeta consegue repor, por isso estamos enfrentando várias crises.


Imagem: Google Imagens

Comentários